top of page

O TEATRO COMO ALIADO NA EDUCAÇÃO

  • Writer: maria helena Cruz
    maria helena Cruz
  • Apr 3, 2015
  • 3 min read

10422957_754163191319084_5392031023113738384_n.jpg

A educação na atualidade é constantemente tema de questionamentos principalmente sobre o “como ensinar” e é graças a essa busca que encontramos excelentes ferramentas para tanto, sendo o teatro um belo exemplo.

O teatro é uma arte envolvente com muitas histórias para contar. Inicialmente tido como um ritual “pagão” utilizado pelas Bacantes em adoração ao deus Dionísio na mitologia grega também se tornou mais tarde, na Idade média, um forte aliado para propagar o ensino religioso referente ao cristianismo. Seus encantos e principalmente sua versatilidade atrai tanto adultos quanto crianças. Como espectadores e também como atores e autores dessa fábrica de sonhos e criatividade.

Os benefícios de se praticar tal arte não se resume apenas em passatempo e diversão, mas em algo muito mais dinâmico. Ao trabalhar o teatro com as crianças, são inúmeros os benefícios que se pode alcançar. Tanto no ponto de vista psicomotor, o psicossocial, assim como em todas as áreas ligadas ao aprendizado, incluindo o escolar.

O público que se interessa em praticar a arte geralmente se divide em dois aspectos opostos, mas que podem ser igualmente beneficiados, sendo eles os tímidos em busca de uma melhor interação com o outro, assim como os extremamente extrovertidos que desejam se utilizar de tal artifício para alcançar um maior reconhecimento na prática da dramaturgia em si e até mesmo na busca por uma ascensão social no grupo.

A psicomotricidade é muito bem trabalhada nos exercícios de expressão corporal, onde o ator deve conhecer cada parte de seu corpo, seus movimentos em sua devida medida para desempenhar seu papel, desenvolvendo com eficiência o seu personagem. Nesse caso a criança que trabalhando procurando se adequar aos parâmetros necessários ao desenvolvimento do trabalho proposto, no que pode parecer simples brincadeira como o exemplo da “dinâmica do espelho” desenvolve habilidades e movimentos, ainda que inconscientemente, que lhes auxiliarão em seu crescimento físico e também emocional, dado a interação com o outro.

A socialização trazida pelo teatro é incontestável e de fácil percepção, observando que a cada passo, em cada detalhe dessa arte é necessário o compartilhamento de ideias, de ações. Mais uma vez enfatizando o trabalho com a criança e ainda que se vá apresentar um monólogo, pense em quanta interação há, até que se chegue a um palco, a uma apresentação. Nos trabalhos em grupo a socialização é ainda mais evidente. Não há resultado se não houver troca de ideias e de valores. A criança ao trabalhar a arte teatral precisa ouvir, precisa respeitar o seu espaço e o do outro, precisa interagir trabalhando junto, se socializando naquele ambiente tão múltiplo. Também há grandes ganhos na prática de leitura e memorização, assim como no raciocínio quando ocorrem os famosos “brancos” e há que se lançar mão de recursos como o de improvisação.

Ainda há que se levar em alta conta os trabalhos manuais realizados na confecção de elementos cenográficos, trabalho de maquiagem, iluminação entre outros.

O conteúdo ou o tema também é o motivo de tal atividade ser tão dinâmica, pois se pode apresentar, inclusive, temas trabalhados na sala de aula, facilitando a absorção do conteúdo possivelmente ainda instalado na área proximal.

Por todos os aspectos a serem trabalhados na arte dramática, tornam-se incontestáveis os ganhos para a educação de crianças envolvidas nesse contexto.

E viva a dramaturgia... Viva arte teatral!!!

 
 
 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

"Sonhar é o que torna possível realizar."

@2014 ContosFadas Design / Maria Helena Cruz

bottom of page