OBJETIVO:
-
Conhecer através de literatura, vídeos e pesquisa em textos científicos o processo de metamorfose e o ciclo de vida das borboletas;
-
Compreensão de texto escrito ou verbalizado;
-
Leitura;
-
Escrita;
-
Habilidades manuais;
-
Coordenação motora fina;
-
Senso estético.
JUSTIFICATIVA:
O projeto visa tratar sobre o ciclo da vida (das borboletas), levando em conta suas transformações e necessidades. O processo de metamorfose da borboleta fascina e dá margens a questionamentos sobre o próprio desenvolvimento da criança.Visa também propiciar a inserção do educando no universo de pesquisa em busca de respostas aos seus questionamentos.
Além dos saberes cientificos a respeito das borboletas, o projeto visa trabalhar habilidades manuais e senso artístico na produção de materiais sobre oassunto trabalhado, procurando desenvolver o a capacidade para trabalhos manuais e o senso estético, sob a premissa de que a arte é um eficaz meio de reproduzir, vivenciar e assimilar conhecimentos.
METODOLOGIA:
DESENVOLVIMENTO:
-
Pesquisa literária;
-
Pesquisa de textos ciêntíficos disponíveis na internet;
-
Fruição de material material audiovisual;
-
Desenvolvimento de material escrito;
-
Desenvolvimento de manualidades.
Em um primeiro momento o tema será apresentado aos alunos de forma lúdica através de textos literários e contação de histórias.
Em seguida o educador deve incentivar os educandos a elaborarem e apresentarem questionamentos sobre como seria a vida de uma borboleta, as formas que tem seu corpo e seus hábitos, levando-os a se interessarem em conhecer histórias reais sobre a borboleta.
Despertado o interesse, apresentar a eles vídeos sobre a vida da borboleta.
Pedir que tragam de casa textos e imagens reais de borboletas ( a escola e o educador também podem providenciar materiais impressos).
No caso de alunos alfabetizados, o educador deve pedir que leiam em voz alta os textos, para que todos da sala possam compartilhar da informação. Para os não alfabetizado o educador deverá estar fazendo essa leitura dos textos mais relevantes e de provável assimilação de seus educandos.
As imagens também devem ser observadas por todos. Enfatizar as informações mais pertinentes como a s formas do corpo da borboleta, seus hábitos e as fases da metamorfose.
Usar o material escrito para, em grupos, confeccionar cartazes. Além de usar o material impresso, incentive para que eles criem também ilustrações sobre o que foi aprendido nos encontros anteriores. Pedir para que coloquem as figuras e ilustrações sobre a cartolina sem fixar e questionar sobre o aspecto estético (não significa exigir beleza, ou padrões, apenas questionar se aquela organização agrada ao grupo).
Com a participação de toda a classe, confeccionar maquete com todas as etapas de desenvolvimento das borboletas.
Ps.: Não exigir que o aluno faça de maneira pré determinada. Apenas peça para que ele se lembre de como são as partes do corpo da borboleta, por exemplo, depois ofereçe os materiais e deixe que eles utilizem sua criatividade. Não faça pelo aluno e só interfira e dê sugestões se for solicitado.
FINALIZAÇÃO:
PÚBLICO ALVO:
Ensino Fundamental I.
-
Livros sobre borboletas;
-
Recortes de jornais e revistas, ou impressões sobre borboletas;
-
Aparelho para exibição de material audiovisual;
-
Lápis de escrever;
-
Lápis de cores;
-
Canetinhas;
-
Cola branca;
-
Papel Crepom de cores variadas (adicionando cola,substitui a Mega Massa na modelagem da maquete, ideal para um projeto ecologicamente correto;
-
Papéis color set;
-
Mega Massa (sua textura é diferente das outras massinhas. Após secagem fica com textura de EVA e as peças podem ser guardadas por tempo indeterminado);
-
Cola Branca;
-
Cartolinas (brancas e coloridas);
-
Papelão para a base da maquete.
Ps.: As quantidades ficam a critério do educador e do que ele proporá para seus educandos.
Organize uma exposição com os trabalhos das crianças para que os pais e a comunidade escolar possa fruir dos resultados alcançados.
Esse projeto foi agraciado no Prêmio Educador Que Faz a diferença da CIS - Sertic:
http://cis.sertic.com.br/projeto-26.php